> > > Apartamento Bicalho

Apartamento Bicalho

Apartamento Bicalho
A reforma assinada pelo escritório Carmen Calixto Arquitetura trouxe ambientes integrados, fluidos e espaçosos ao imóvel de Belo Horizonte Foto/Imagem:Henrique Queiroga

Apartamento com aparência de casa

No projeto de reforma do Apartamento Bicalho, localizado em Belo Horizonte (MG), uma exigência estava clara: ele precisaria ganhar aparência de casa. Esse desejo dos proprietários foi totalmente atendido pelo escritório Carmen Calixto Arquitetura, que procurou criar ambiências mais fluidas e amplas, ideais para reunir família e amigos.

"O imóvel, que possui 184 m² de área, ganhou, ainda, um design diferenciado, prático e funcional", comenta a arquiteta Carmen Calixto.

Derrubando paredes e integrando ambientes

Com a intervenção realizada no Apartamento Bicalho, a antiga cozinha, que era apertada e sem charme, deu espaço ao home office e foi transferida para o novo espaço gourmet. Esse ambiente da casa, espaçoso e arejado, recebeu uma cobertura metálica leve, sem, contudo, interferir na fachada do edifício.

Como a proposta do projeto era integrar ao máximo os ambientes, o escritório eliminou paredes e integrou a sala de estar, o escritório e a sala de jantar com o espaço gourmet e a cozinha. Apesar de integrado com a sala, o escritório pode ser fechado em situações que exigem privacidade.

“Realizamos a transformação total do apartamento através de soluções relativamente simples, como a cobertura e a integração dos cômodos. A integração foi alcançada com poucas medidas. A premissa foi puramente conceber espaços de personalidade que atendessem aos anseios dos proprietários”, relata a arquiteta Anna Florença Barbi, do mesmo escritório.

Apartamento Bicalho - Apartamento com aparência de casa
Integração foi a palavra de ordem para solucionar as dificuldades que a reforma trazia e dar forma ao apartamento Foto: Henrique Queiroga

Mix de estilos

Alguns toques de cor contribuíram para deixar o imóvel com uma aparência mais jovem. Os arquitetos também mesclaram diferentes texturas, o que conferiu aos ambientes um design diferenciado e compatível com a personalidade dos clientes.

“Buscamos fazer um mix de peças com estilos e propostas contrastantes, como retrô e contemporâneo, rústico e high tech, texturas naturais e luxuosas e uso de cores marcantes”, explica Calixto.

Para o projeto de iluminação do Apartamento Bicalho, as arquitetas usaram forro de gesso, que foi feito na reforma, e a luz é gerada de acordo com o layout.

Fornecedores desta obra

Forro de Gesso

Gypsum Drywall

Escritório

Carmen Calixto Arquitetura3 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 184

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo