> > > 9¾ Bookstore + Café

9¾ Bookstore + Café

9¾ Bookstore + Café
Projetado para promover momentos agradáveis entre crianças e adultos, o estabelecimento chama atenção pela decoração vibrante, que mescla materiais, estilos e cores Foto/Imagem:Daniel Mejía

Refúgio com boas histórias

O 9 ¾ Bookstore + Café foi projetado para estimular a leitura e a fantasia. Atraente tanto para crianças quanto para adultos, o espaço reúne famílias e amigos em uma atmosfera quente e aconchegante, repleta de cantinhos propícios para se tomar um café, ler um livro ou simplesmente relaxar.

A livraria está localizada no Plaza Pakita – uma espécie de armazém industrial –, em Medellín, na Colômbia. A idealização do projeto arquitetônico, a construção, a instalação do mobiliário e a decoração partiram do zero. “Por acidente ou sorte, uma senhora nos convidou para tornar seu sonho realidade: uma livraria dedicada às crianças, com um café dentro para que os adultos pudessem compartilhar os momentos com os filhos. Achamos a ideia arriscada por vivermos em uma era digital, na qual a vida útil do material impresso é questionada todos os dias”, conta o arquiteto responsável pelo projeto Carlos García, do escritório Plasma Nodo.

Processo criativo

De acordo com García, a premissa era a criação de uma decoração rica, caracterizada por uma mescla de materiais, cores e estilos.

9¾ Bookstore + Café - Refúgio com boas histórias
Os vãos hexagonais para descanso e leitura viraram a principal atração da livraria Foto: Daniel Mejía

“O lugar deveria instigar as lembranças dos adultos, das histórias com castelos, animais que falam, natureza selvagem, naves espaciais, carros e aviões, rainhas e reis, monstros e aventuras. Por isso, em cada gráfico, peça de mobiliário ou lâmpada, cartaz ou acabamento, estão impressas lembranças da infância”, relata.

Para trazer rusticidade às cores e ao mobiliário de vários estilos, a madeira – em carvalho e madeira de pinho – domina o ambiente. Além disso, ferro, aço, e vidro complementam essa mescla, junto a detalhes decorativos em papel e um grande jardim vertical feito com plantas artificiais e naturais, que completa em sua totalidade uma das paredes do estabelecimento.

Vãos geométricos

Além do jardim vertical, o outro grande destaque da livraria são os pontos de leitura em formato hexagonal, que tanto atraem as crianças. “Muitos visitam a livraria para conhecer os vãos geométricos. As crianças formam filas para passar um tempo em seu interior”, conta o arquiteto.

García destaca o sucesso que o estabelecimento vem fazendo. “Nosso cliente tem recebido telefonemas de pessoas de diferentes cidades que querem abrir franquias”, complementa.

 

Escritório

Plasma Nodo1 projeto(s)

Local: ME,Colômbia
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 120

Tipo de obra:
Livrarias
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

SlideshowDesenhos e plantas
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo