> > > Apartamento Trama

Apartamento Trama

Apartamento Trama
O apartamento de 70 m², localizado em Brasília (DF), pertence a um jovem casal. Antes da reforma, os espaços eram delimitados e precisavam se adequar às necessidades dos novos moradores Foto/Imagem:Joana França

Eliminando barreiras

Em um edifício recém-construído no bairro Park Sul, em Brasília (DF), está localizado o Apartamento Trama. Originalmente, o imóvel possuía ambientes compartimentados e, justamente por isso, a missão do escritório Semerene Arquitetura foi propor um novo projeto de interiores, no qual a flexibilidade de uso fosse a regra.

“A concepção priorizou a integração dos ambientes. Assim, minimizamos ao máximo as barreiras espaciais, para possibilitar maior fluidez e acessibilidade”, comenta a arquiteta Clarice Semerene, autora do projeto arquitetônico.

Com 70 m² de área, a unidade pertence a um jovem casal, cujo estilo de vida deveria estar refletido no projeto. “Contrastamos o caráter industrial – próprio das grandes cidades – com as cores vibrantes da parede da sala de jantar, do mobiliário e dos objetos. Isso se traduz no frescor de uma praia urbana, tão presente na memória dos proprietários”, explica a arquiteta.

Ambientação livre

Se antes da reforma o Apartamento Trama possuía ambientes bem delimitados, englobando sala, cozinha, área de serviço, duas suítes e um lavabo social, após as intervenções foram criadas zonas livres, integradas e adaptáveis a diferentes cenários.

A contar da entrada do apartamento, todas as divisórias existentes entre as salas de TV, de jantar, cozinha e área de serviço foram dissolvidas a partir de uma trama central permeável. Esses dois últimos ambientes, por exemplo, tiveram as funções reduzidas ao essencial e reunidas em apenas um volume disposto linearmente.

“Escondemos a lavanderia atrás de um painel branco, que decora a sala de jantar”, descreve Semerene. À direita da cozinha, o escritório se revela por trás de painéis de correr, reforçando o conceito de integração e flexibilidade do espaço.

Outra ideia era propor um uso prático e seguro para as atividades do dia a dia, sobretudo na cozinha, evitando deslocamentos.

Nesse sentido, a estrutura metálica – posicionada na região central do apartamento –, desdobra-se em diferentes funções: de divisória à estante; de balcão à mesa de jantar. “Trata-se de um elemento único, que abraça a ilha da cozinha”, conta Semerene referindo-se ao item que ela considera o coração do projeto.

Economia que leva à sustentabilidade

A eliminação de barreiras físicas dentro do Apartamento Trama favoreceu a iluminação e a ventilação naturais do imóvel, reduzindo, assim, o consumo energético.

Além disso, todas as lâmpadas são de LED, o piso vinílico possui selo de sustentabilidade Sustentax e a marcenaria é feita de MDF, um material reciclável e produzido a partir de reflorestamento.

Outras soluções construtivas, como o drywall e o metal, também contribuíram com o compromisso sustentável do projeto, pois minimizam o desperdício e o entulho da obra. “No fator acústico, o piso vinílico especificado reduz os ruídos do contato dos calçados e as placas de gesso estão protegidas com lã de vidro entre a suíte e a área social”, finaliza.

Escritório

Semerene Arquitetura4 projeto(s)

Local: DF,Brasil
Área construída: 70

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

  • Imagem Material Ambienta® Uma nova opção de piso vinílico de qualidade e que proporciona equilíbrio aos ambientesLeia mais

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo