,
> > > Telhados verdes

REFERÊNCIAS /

Telhados verdes

Os telhados verdes são coberturas vivas, que têm figurado como tendência quando o assunto é arquitetura sustentável. Presentes em residências, edifícios e até indústrias, garantem conforto térmico e acústico a ambientes internos, além de atribuir novas funções a áreas antes inutilizáveis.

Para acompanhar as mais variadas formas dessa nova tecnologia, selecionamos alguns ambientes que causam suspiros e inspiram a construção de projetos cada vez mais sustentáveis. Confira!

Os telhados verdes têm se difundido cada vez mais rápido e se destacado em projetos de arquitetos de renome. O Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública, de Zanettini; a Casa Grelha, de FGMF e a Casa MM, do studio mk27, são apenas alguns exemplos da utilização bem-sucedida do sistema.

A solução é considerada sustentável porque contribui para a preservação do meio ambiente em diversas escalas. A vegetação filtra o ar atmosférico, que absorve as substâncias poluentes e contribui para o conforto térmico das edificações. Além disso, as plantas podem reter a água da chuva – possibilitando seu reuso na rega de jardins ou em outros usos não potáveis.

Os telhados verdes permitem, ainda, a criação de espaços de convivência – em vez das lajes cinzas são criados jardins suspensos, que estimulam as relações e melhoram a paisagem das cidades.

Escolha

A decisão pelo uso de telhados verdes demanda estudo das condições climáticas, seleção de espécies e avaliação da manutenção necessária.

A especificação deve levar em conta o índice pluviométrico da região onde o telhado verde será instalado, além do custo-benefício e do peso – alguns sistemas têm capacidade de armazenar até 200 litros de água por m² e pesam em torno de 350 kg por m².

Para definir as espécies, quanto mais natural, melhor. Os órgãos certificadores pedem que seja empregada uma vegetação nativa – preferencialmente plantas e grama.

Manutenção

Assim como um jardim, os telhados verdes exigem um cuidado básico em relação ao tratamento da vegetação. Esse processo depende muito das espécies selecionadas. Também varia de acordo com o sistema utilizado – alguns são capazes de identificar quais precisam de água e realizam a ‘rega automática’.

Infiltrações

Há quem diga que o telhado verde causa infiltração, mas isso não passa de mito. Para evitar esse problema a impermeabilização faz parte da instalação do sistema.

Veja a matéria completa no Portal AECweb.

Veja também:

Tetos frios conferem conforto térmico às edificações

Telhados: da escolha à execução

Coberturas curvas e planas

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo