> > > Studio45

Studio45

Studio45
A metragem do apartamento é aproveitada da melhor maneira possível, com ambientes integrados e marcenaria sob medida Foto/Imagem:Julia Ribeiro

Integração em metragem reduzida

Quando comprou para locação o apartamento no bairro do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo (SP), o proprietário do Studio45 convidou a arquiteta Elen Saravalli para desenvolver o projeto de interiores de seu novo investimento. A premissa foi intervir o mínimo necessário, mas contribuir para o conforto e a qualidade de vida dos locatários com custos reduzidos.

As obras duraram dois meses. Sem troca dos revestimentos existentes e quebras de paredes, os espaços foram aproveitados ao máximo por meio da integração com o mobiliário feito sob medida.

Integração

Quando adquirido, o Studio45 tinha “dentes” de vigas e pilares. Saravalli explica que escolheu disfarçá-los com o desenho da marcenaria da mesa da sala de estar e, no caso da parede do dormitório, com a cabeceira da cama.

A integração dos ambientes se destaca no projeto. A televisão foi encaixada em um tubo giratório entre o dormitório e a sala de estar para limitar esses espaços, porém dando a impressão de que o apartamento é maior do que na verdade é.

“A integração é o maior diferencial, mas a cor azul da parede e a geometria do desenho dos azulejos da cozinha também se destacam, pois deram um tom alegre e jovem ao apartamento”, conta a arquiteta.

A cor azul da parede e os azulejos com desenhos geométricos deram um tom alegre e jovem ao apartamento Foto: Julia Ribeiro

Marcenaria

Entre os novos elementos funcionais, foram projetadas gavetas dos lados do sofá na sala de estar para o apoio de abajures. Além disso, elas emendam com a mesa em um dos cantos, formando um pequeno escritório para trabalho. Há, também, uma canaleta acima do sofá para apoiar os quadros.

Seguindo para a varanda, que se integra à sala de estar através de portas de vidro de correr, vê-se outro mobiliário que chama a atenção. Abaixo do tampo, foi projetado um nicho para guardar objetos e esconder a máquina de lavar.

“Tem também uma caixa em marcenaria que esconde a máquina condensadora do ar condicionado na varanda e, ao mesmo tempo, serve de apoio com um aparador”, menciona Saravalli.

O dormitório recebeu um armário que vai do piso ao teto, com portas de correr para aproveitar todo o nicho deixado pela construtora. Há outro armário que abriga a televisão no tubo giratório. Ao lado, prateleiras guardam roupas e sapatos.

Todo o mobiliário foi desenvolvido para melhorar a circulação dos locatários e facilitar a arrumação de utensílios no dia a dia. Os tamanhos das gavetas são variados, para facilitar a organização.

Já no banheiro, o gabinete foi projetado aproveitando toda a parede da bancada, e, como o tampo não foi trocado, ao lado dele foi projetada uma gaveta para roupas. O revestimento foi feito em espelho, de modo a ampliar o espaço.

Projeto de iluminação

Studio45 - Integração em metragem reduzida
Foto: Julia Ribeiro

“Usamos spots em trilhos para que não fosse preciso mudar os pontos de iluminação existentes na laje e ainda assim locar os pontos de luz de acordo com o layout”, descreve a arquiteta sobre o projeto luminotécnico do Studio45.

Esse tipo de iluminação foi escolhido para que o forro com gesso não fosse rebaixado, correndo o risco de diminuir o pé-direito do apartamento, pois já havia um rebaixamento no forro da cozinha por conta do encanamento. Desse modo, a arquiteta aproveitou para embutir a iluminação, assim como fez no banheiro. 

Na varanda, foi aplicada uma fita de led na prateleira do espaço gourmet, que garante um tom acolhedor ao ambiente.

Escritório

studio elen saravalli4 projeto(s)

Local: SP, Brasil

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo