,
> > > Oficina 3D

Oficina 3D

Oficina 3D
Com projeto de interiores assinado pelo Studio Alencar, a Oficina 3D ficou com toda a sua infraestrutura aparente Foto/Imagem:Alexandre Zelinski

Estilo industrial urbano

A sede do estúdio de criação Oficina 3D está localizada em Blumenau (SC), onde ocupa uma sala comercial de pé-direito duplo com infraestrutura aparente e piso elevado. Seu projeto de interiores foi idealizado em 2016 pelos arquitetos Nicholas Alencar e Fernanda Rabello, sócios do Studio Alencar.

Queríamos um projeto que unisse a equipe. Que fosse moderno, mas com uma pegada industrial e com referências ao desenho Nicholas Alencar e Fernanda Rabello

Os profissionais trouxeram ideias de uma temporada que passaram em Nova York, entre as quais se encontram soluções diferenciadas de luminotécnica e de ar-condicionado e a criação de uma atmosfera a partir das cores. Seguindo esses conceitos, a dupla deu vida ao escritório de animações 3D e maquetes eletrônicas.

Ponto de partida

A premissa foi projetar um ambiente onde todos os colaboradores tivessem liberdade para criar e interagir uns com os outros. “Queríamos um projeto que unisse a equipe. Que fosse moderno, mas com uma pegada industrial e com referências ao desenho”, contam os arquitetos.

A industrialidade foi aplicada, mas sem abrir mão de detalhes contemporâneos e com um toque vintage, usados especialmente em peças de decoração, como o relógio de ponto antigo que se encontra perto do balcão da recepção.

Instalações aparentes

Toda a infraestrutura da Oficina 3D é aparente: teto de concreto, pilares e vigas metálicas (mantidos originais da obra), tubulações e dutos metálicos do sistema de ar-condicionado e eletrocalhas com a cor da marca da empresa.

Os sócios revelam que a maior dificuldade foi o sistema luminotécnico, justamente com os dutos de ventilação, pois queriam preservar o pé-direito duplo e ter uma boa claridade. “Acreditamos demais na iluminação e no poder que ela tem, por isso a projetamos em todos os detalhes desde o posicionamento até sua execução”, completam.

Oficina 3D - Estilo industrial urbano
As tubulações e os dutos metálicos do sistema de ar-condicionado ficaram aparentesFoto: Alexandre Zelinski

Para conferir um aspecto bruto à recepção, o balcão foi revestido com mármore e quebrado manualmente com um martelo. A parede do fundo recebeu tijolos na cor branca que contrastam com o piso laminado de madeira.

Ao lado da recepção está a sala de reunião e de apresentação de projetos a clientes e parceiros, cuja mesa de trabalho foi feita com um tampo de madeira natural. As divisórias quadriculadas dessa área de atendimentos foram estruturas em alumínio e tonalizadas com coloração preta, além de terem um sistema de encaixe para vidros que proporciona isolamento acústico.

Gostamos muito do resultado final desse mural Nicholas Alencar e Fernanda Rabello

A maioria do mobiliário é executada em MDF, já as bancadas da copa e do lavabo em porcelanato.

Comunicação visual

Elementos importantes da decoração enfatizaram o conceito industrial do estúdio, como as cores sóbrias, os interruptores, as lâmpadas filamentadas e até os banheiros, cujas portas foram identificadas com ilustrações do filme Star Wars, além de terem recebido uma pintura especial em amarelo e preto no seu interior.

A sala de desenvolvimento, onde se concentram todos os colaboradores, tem uma parede com diversas frases ditas pela equipe, durante momentos de descontração enquanto trabalhavam, que foram impressas e aplicadas como em outdoors. “Gostamos muito do resultado final desse mural”, concluem os arquitetos.

Escritório

Studio Alencar - Arquitetura & Interiores2 projeto(s)

Local: SC,Brasil
Início do projeto: 2016
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 110

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo