> > > The Prøysen Center

The Prøysen Center

The Prøysen Center
Em comemoração ao 100º aniversário de Alf Prøysen, o escritório norueguês Snøhetta foi convidado para projetar o centro cultural The Prøysen Center Foto/Imagem:Bromley Foto

Construção poética

Considerado um dos maiores poetas da sua geração, o norueguês Alf Prøysen (1914-1970) dedicou a sua vida à música e à poesia. Em 2014, no 100o aniversário do seu nascimento, Prøysen foi homenageado com o centro cultural que leva o seu nome: The Prøysen Center é fruto de uma inciativa público-privada, que convidou o escritório Snøhetta para erguer, perto da antiga casa do poeta, um edifício que preservasse a sua memória e atraísse visitantes do mundo todo.

As empresas locais se reuniram para cofinanciar o projeto arquitetônico como um presente para o município de Ringsaker. O espaço tem por principal objetivo divulgar o trabalho de Prøysen, tornando-o acessível para as gerações futuras. Atende tanto a adultos quanto a crianças, e ao mesmo tempo, serve como um ponto de encontro para jovens músicos e autores que se inspiram em Prøysen.

Integração com a paisagem

A ideia dos arquitetos foi desenvolver um prédio que se integrasse de forma natural ao terreno e ao seu universo local e que também mantivesse a interação com o pátio e a floresta. Trata-se de uma construção que se encaixa perfeitamente aos seus arredores, mas que ainda assim está ancorada em uma linguagem arquitetônica contemporânea.

Assim, a entrada se dá por um caminho entre a vegetação. A fachada foi revestida com madeira sarrafo de pinho tratada em um padrão irregular, desta forma, cria uma pequena transparência na cor vermelha, que fica visível em frente ao terraço e a entrada.

Teatro, café, loja e exposição

The Prøysen Center - Construção poética
Os móveis ganharam tonalidades que alegram os ambientes internos e externos Foto: Bromley Foto

Em seus 1.000 m² de área construída, o edifício acomoda uma pequena loja, um café com uma lareira e um forno e um terraço com vista para a velha casa de Prøysen.

Além disso, o projeto possui um teatro com capacidade para 200 pessoas e um palco de duplexação, o que permite apresentações que ficam de frente tanto para o teatro quanto para o café.

Fora isso, em torno do teatro, há uma exposição permanente com pequenas salas e uma pequena biblioteca com livros e publicações de Prøysen.

O design de interior é simples, com sólidos pisos de madeira, além de madeira compensada nas paredes contrastantes com os móveis pintados em cores alegres.

Uma artista local, Linda Bakke, criou uma estrela como símbolo do aniversário de 100º de Alf Prøysen. Essa estrela está localizada no bosque, na direção do centro cultural, e foi acesa na data de morte de Alf, em 2014, chamando atenção para o edifício, bem como para a vida e o legado deixado pelo escritor.

Escritório

Snøhetta20 projeto(s)

Local: LA, Noruega
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 1.000

Tipo de obra:
Centros Culturais

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo