,
> > > Edifício Fidalga 800

Edifício Fidalga 800

Edifício Fidalga 800
Para conseguir insolação, luminosidade e vista panorâmica perfeitas, os arquitetos do Reinach Mendonça Arquitetos Associados criaram uma planta com desenho inusitado e grelhas metálicas nas fachadas laterais Foto/Imagem:Nelson Kon

Desenho e engenhosidade

Um prédio residencial que privilegia todos os apartamentos com as mesmas condições de insolação e vista panorâmica da Vila Madalena, em São Paulo. Este é o Edifício Fidalgas 800, projetado por Reinach Mendonça Arquitetos Associados.

Fachadas laterais

Duas grelhas metálicas foram projetadas como se fossem uma segunda pele que recobre as laterais do edifício a 40 cm dos caixilhos. “A função das grelhas é controlar a insolação sem perder luminosidade e compor uma superfície que unifica o conjunto e verticaliza o prédio estruturado em concreto armado”, explicam os arquitetos Henrique Reinach e Maurício Mendonça. Executada em chapas finas de aço galvanizado, com um quadriculado de 5 x 5 x 5 cm, elas também oferecem privacidade às áreas sociais.

A vista foi garantida graças à construção de uma testada de 20 m coincidente com a visão mais bela do local. A volumetria deixa os ambientes sociais de frente para a rua.

Ao distribuir os pilares na periferia dos pavimentos, o projeto estrutural possibilita a livre ocupação, pois permite derrubar as paredes internas com total liberdade de layout.

Infraestrutura

Com o terreno íngreme, em aclive, as garagens e o pavimento térreo estão acima do nível da rua. “O térreo ganhou 6 m acima e uma vista espetacular, além de jardim e varandas extras, permitidas pela taxa de ocupação adotada”, evidencia Henrique Reinach.

Ao estudar a região o escritório estabeleceu sete pavimentos. “Essa decisão conferiu pés-direitos mais altos. Acrescentamos, ainda, uma unidade com perfil de casa no térreo”, finaliza.

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo