> > > Universe Life Square

Universe Life Square

Universe Life Square
O edifício Universe Life Square, projetado pelo escritório Königsberger Vannucchi, é o mais alto de Curitiba (PR) Foto/Imagem:Pedro Vannucchi

Imponente e contemporâneo

Desenvolvido pelo escritório Königsberger Vannucchi, o Universe Life Square é um marco no skyline de Curitiba (PR). “Com cerca de 150 metros de altura, ele é o edifício mais alto da cidade e um dos mais altos de toda a região Sul do Brasil”, contam Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi, autores do projeto arquitetônico.

Combinando comércio e serviços com habitação, o prédio foi implantado em um lote estreito e comprido de 3.721 m², no bairro do Batel. “Há um desnível de quatro metros entre as duas extremidades do terreno, permitindo a criação de acessos separados verticalmente para os setores residenciais, comerciais e de escritórios”, explicam os arquitetos.

Os pavimentos da torre

Na cota mais alta do Universe Life Square está uma praça pública terraceada, de onde é possível ter acesso ao hall residencial e à galeria comercial. Outra praça fica na cota intermediaria, que é parcialmente protegida por uma arcada, facilitando o segundo acesso à galeria, ao centro de convenções e ao hall do setor de escritórios. Na cota mais baixa se dá o acesso para a garagem, serviços do subsolo e docas de abastecimento das lojas. Ao todo, a torre conta com 47 pavimentos, incluindo três níveis do subsolo.

Três pavimentos do Universe Life Square são ocupados pela galeria, que possui algumas lojas com pé-direito simples, outras com pé-direito duplo e mezanino. O 4° pavimento abriga o centro de convenções, com quatro salas de reunião modulares, auditório com capacidade para 180 pessoas e lounges internos e externos. Do e 4° ao 22° pavimento está o setor de escritórios.

“O centro de convenções pode tanto ser usado com acesso direto da rua para público externo, ou então com acesso controlado integrado diretamente ao interior da torre”, completam os profissionais.

Universe Life Square - Imponente e contemporâneo
O 43º pavimento abriga um lounge e um mirante panorâmico Foto: Pedro Vannucchi

Königsberger e Vannucchi contam que definir uma linguagem arquitetônica para este projeto foi um verdadeiro desafio, considerando-se a diversidade de usos conjugadas em um único edifício.

O 23º pavimento é destinado às áreas técnicas. Entre o 24º e o 33º estão as unidades de apartamentos compactos de 1 ou 2 dormitórios. Já o 34º é destinado apenas ao lazer. A partir daí o topo do edifício é uma mistura das áreas sociais comuns e de lazer do condomínio residencial. O 41º pavimento contém áreas técnicas, o 42º é ocupado por salão de festas, bar e terraço de lazer e o 43º abriga um lounge e um mirante panorâmico.

Volumetria contemporânea

Com a utilização de materiais como vidros de alta performance e painéis compostos de alumínio o Universe Life Square adquiriu uma linguagem contemporânea e concisa. Sua volumetria é marcada por dois prismas justapostos, cada um com tratamentos e aberturas contrastantes na fachada.

Além disso, a diferenciação vertical de usos fica expressa na variação do ritmo e da intensidade de aberturas ao longo da altura do edifício, que, no entanto, obedecem sempre à rígida modulação estrutural.

“Há quem defenda que edifício para morar e edifício para trabalhar devem ter cada qual um tipo de design, mas o Universe Life Square mostra que ambos podem coexistir”, concluem Königsberger e Vannucchi.

Escritório

Königsberger Vannucchi9 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2016
Área do terreno: 3.721
Área construída: 46.927

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo