,
> > > Residência CA

Residência CA

Residência CA
A Residência CA foi assinada pelo escritório Jacobsen Arquitetura, que aproveitou as irregularidades do terreno para imprimir movimento ao projeto e valorizar as vistas Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Mirante particular

Com uma linguagem contemporânea, a Residência CA, localizada em Bragança Paulista (SP), foi idealizada pelo escritório paulistano Jacobsen Arquitetura. A proposta do projeto arquitetônico era adequar a casa ao desnível natural do terreno, valorizando as vistas.

“A implantação da residência se deu em função das curvas de nível do terreno e da orientação solar, a fim de obter a melhor vista panorâmica. O resultado foi uma construção praticamente térrea, com a planta baixa em zigue-zague”, explica o arquiteto Paulo Jacobsen.

Concepção do projeto

O projeto inicial pedia uma casa térrea, mas, como no terreno havia um desnível, parte da Residência CA foi alocada nessa área mais baixa, criando, assim, dois pavimentos nesse lado da construção. O restante do projeto foi dividido em três blocos principais.

O primeiro é o bloco social central, que conta com sala de estar, sala de jantar, sala de jogos e varanda, com revestimento em vidro e cobertura inclinada em direção à vista e à piscina de borda infinita. Os outros dois blocos laterais têm fechamento em painel de alumínio e cobertura plana. O primeiro abriga as áreas de serviço, como cozinha, lavanderia e quartos dos empregados, e o outro abriga os dormitórios. “Buscando aproveitar a vista e a insolação, cada um desses blocos foi implantado em uma posição específica, criando o movimento de zigue-zague da planta, uma das marcas do projeto”, completa o arquiteto Bernardo Jacobsen.

Esses volumes se tornaram independentes em função dos ângulos não ortogonais, permitindo ancorar o serviço na parte mais alta do terreno, orientar salas, varandas e piscina para a vista e alçar o volume dos quartos no declive natural, soltando a construção do terreno a ponto de criar um pavimento inferior com pilotis.

Fachada camarão

Uma das fachadas da Residência CA conta com um fechamento em painel de alumínio com aberturas tipo camarão. Esse painel é composto por brises dispostos de maneira aleatória, conferindo uma proteção visual para esses espaços e ao mesmo tempo trazendo uma iluminação diferente dos brises ou venezianas convencionais.

Projeto de interiores

Residência CA - Mirante particular
A área social é toda transparente e aberta ao exterior. As luminárias em cobre e a marcenaria em madeira freijó combinam com os tons utilizados na pintura da estrutura metálica e painéis Foto: Leonardo Finotti

O projeto de interiores, realizado em parceria com Eza Viegas, designer de interiores, utilizou mobiliário de designers brasileiros, como Monica Cintra, Sérgio Rodrigues e Carlos Motta. As luminárias em cobre e a marcenaria em madeira freijó harmonizam com os tons utilizados na pintura da estrutura metálica e nos painéis, como o cortén e a madeira utilizada nos forros e portas internas.

“A área social é toda transparente e aberta ao exterior. A arquitetura da Residência CA é caracterizada apenas pela cobertura leve e inclinada para a vista, no qual criamos uma varanda em todo seu comprimento”, relata Paulo.

Os volumes dos quartos e das áreas de serviço são definidos por painéis metálicos móveis, que conferem privacidade, luz e iluminação natural. Os brises estão dispostos de forma irregular no intuito de conferir leveza, como se fossem feitos de tecido ou algum material maleável. “O estilo da residência é contemporânea, mas buscamos referências na arquitetura brasileira, com materiais naturais, por exemplo, a madeira e pedras brutas”, finaliza Bernardo.

Escritório

Jacobsen Arquitetura12 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 3.208
Área construída: 886

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo