> > > Casa Terravista 88/89

Casa Terravista 88/89

Casa Terravista 88/89
Marcada pelo uso da madeira, a Casa Terravista 88/89 valoriza as áreas de lazer com bangalôs e piscinas que avançam sobre o deck das varandas Foto/Imagem:Tuca Reinés

Inspire e relaxe...é Trancoso!

A localização é paradisíaca: à beira-mar no vilarejo de Trancoso/BA, no prestigiado condomínio Terravista e, mais especificamente, no Residencial Villa Golf. A morada que ocupa os lotes 88/89 mantém o padrão das outras casas projetadas pelo arquiteto David Bastos nesse mesmo empreendimento. Marcado pelo uso da madeira, o projeto arquitetônico valoriza as áreas de lazer, que dispõe de bangalôs e piscinas avançando sobre o deck das varandas.

O objetivo principal era criar uma casa de veraneio confortável, totalmente voltada para o lazer e o descanso. Isso tudo aliado à leveza e à praticidade no dia a dia, já que a proximidade da praia exige atenção especial na manutenção, sobretudo, em relação aos efeitos da maresia tanto nos móveis quanto na estrutura da edificação.

De acordo com Bastos, o móveis recebem capas e são feitos de materiais naturais, como madeira maciça e pedra. “Além de estabelecerem um estilo mais despojado, eles dispensam cuidados especiais. Assim, a residência se torna prática e fica ainda mais prazerosa”, complementa.

Casa Terravista 88/89 - Inspire e relaxe...é Trancoso!
As piscinas alcançam cada canto da casaFoto: Tuca Reinés

Esquadrias e integração

Implantada em duas glebas, a Casa Terravista 88/89 soma mais de 4 mil m² de área. Com isso, havia espaço suficiente para desenvolver uma proposta modulada, na qual bangalôs cumprem a função de ocupar o terreno de forma mais funcional. “Eles permitem a melhor distribuição dos ambientes, dando privacidade aos quartos e privilegiando a integração das alas sociais”, comenta Bastos.

O arquiteto acrescenta que a residência possui uma base simples e minimalista, com pisos e paredes brancas. E quase não existe divisão entre os ambientes. São as esquadrias em forma de paletas (tipo de veneziana móvel), que tomam conta do projeto e criam espaços completamente integrados entre si e com a natureza. Além disso, esses elementos favorecem a entrada de ventilação e iluminação natural.

“Utilizamos pouco mobiliário, porque queríamos explorar a própria arquitetura, com as divisões das esquadrias e dos bangalôs, que são as principais características da morada”, pontua o arquiteto.

Móveis e materiais

As peças incorporadas à casa foram assinadas por Sérgio Motta e Etel Carmona, como uma forma de valorizar o design nacional. Elas fazem um contraponto a alguns artigos mais antigos que também aparecem pela residência.

Já o material de destaque são as taubilhas nativas, que revestem a cobertura da Casa Terravista 88/89.

Escritório

David Bastos Escritório de Arquitetura2 projeto(s)

Local: BA,Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 4195
Área construída: 1000

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Mantenha-se atualizado! Receba
gratuitamente os Boletins e Informativos
da Galeria da Arquitetura

E-mail cadastrado com sucesso!

Você ficará informado sobre tudo que acontece
no mundo da Arquitetura. Aproveite!

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo