> > > Casa Mantiqueira - São Paulo

Casa Mantiqueira - São Paulo

Casa Mantiqueira - São Paulo
Casa Mantiqueira tem aparência singela e dimensões que se adaptam à monumental paisagem Foto/Imagem:Nelson Kon

Vista da Montanha

No meio da vastidão de montanhas de São Francisco Xavier, Serra da Mantiqueira, está uma casa de campo quase à beira da encosta com aparência singela e dimensões que se adaptam à monumental paisagem.

Com paredes maciças na cor branca, o projeto tem raras aberturas, mas explora algumas varandas e portas venezianas que proporcionam a total integração com a natureza.

A simplicidade é o que mais surpreende no projeto desenvolvido por Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, da Brasil Arquitetos."As pessoas achavam que a construção parecia uma escola. Houve até quem criticasse a interferência na paisagem. No entanto, seria falso fazermos uma casa caipira só para fundir a construção ao entorno. Pensamos em algo mais apropriado e econômico", conta Fanucci da Brasil Arquitetos.

Uma casa caipira

Dentro da residência há elementos que tiram partido dos recursos naturais, como a vitrine no centro da sala que se abre para a serra e traz luz e ventilação para os espaços internos. A lareira, por sua vez, foi feita com pedras rústicas; e o pilar de tronco retorcido foi posicionado bem na passagem dos dormitórios.

As áreas mais íntimas da Casa Mantiqueira são marcadas por terraços com redes que desfrutam o aspecto ensolarado do platô ao norte da moradia. Em conjunto com o forno de barro, caramanchão e jardins criam um ambiente confortável e convidativo.

Escritório

Brasil Arquitetura18 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2000
Conclusão da obra: 2001
Área construída: 178

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo