,
> > > TB House

TB House

TB House
Plano horizontal, fachadas retilíneas que acompanham toda a extensão do terreno e grandes vãos livres integram ambientes internos e externos, promovendo uma indiscutível sensação de liberdade Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Partido livre

Os espelhos d’água possibilitam o resfriamento do ar externo que entra e torna os espaços internos muito mais ventilados Alexandre Aguirre

Funcionalidade, insolação e privacidade comandam o partido da TB House, uma obra horizontal, de linhas retas e simples que valorizam o todo e não apenas os detalhes. A prova disso está logo nas fachadas retilíneas da residência, que acompanham toda a extensão do terreno. Os grandes vãos livres integram ambientes internos e externos, ao mesmo tempo em que promovem a sensação de liberdade.

Situado em um condomínio fechado na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, e implantado em um terreno plano, mas com um pequeno desnível, o projeto da residência térrea, comandado pelo escritório Aguirre Arquitetura, é fiel a uma setorização harmoniosa com total privacidade das áreas. Para conseguir isso o arquiteto Alexandre Aguirre guiou-se pelo posicionamento do sol em busca de uma construção sustentável, com ambientes repletos de conforto térmico.

Programa extenso

“Esta região do Brasil apresenta um clima quente e com forte incidência solar. Por isso, o setor íntimo da casa, que abriga três suítes e um escritório, foi posicionado ao leste, para se beneficiar do sol da manhã e ficar protegido do sol da tarde. Já o setor social, composto por cinema, sala de estar, jantar, lavabo, varanda e vestiários, é voltado para o sul, e fica isento de qualquer insolação, sendo uma área permanentemente fresca na casa”, conta Alexandre.

Os grandes vãos livres integram ambientes internos e externos, ao mesmo tempo em que promovem a sensação de liberdade Foto: Leonardo Finotti

O setor de serviço com cozinha, lavanderia, quarto de empregada, depósito, maleiro, despensa e louçaria ocupa o norte e oeste; e a garagem toma a frente; sua laje ostenta um balanço de 15 m para abrigar os cinco carros da família. O espaço tem ligação para a área de serviço e o hall de entrada, interligado por sua vez ao íntimo e ao social. Um programa tão extenso, bem-distribuído em um pavimento único, só foi possível porque existia uma extensa área de 3.923 metros quadrados.

Conforto térmico

A agradável temperatura existente no interior da construção é reforçada pelos jardins internos, criados para promover a ventilação cruzada e dispensar o uso frequente de ar condicionado. “Outro recurso eficiente neste quesito são os espelhos d'água, que possibilitam o resfriamento do ar externo que entra e torna os espaços internos muito mais ventilados”, complementa o arquiteto.

TB House - Partido  livre
Um espelho d'água com passarelas de concreto foram apoiados com pilares centrais, que dão a impressão de estar flutuando Foto: Leonardo Finotti

O pequeno desnível natural do terreno foi aproveitado na construção de um pomar projetado abaixo do nível da casa e voltado para o volume dos quartos em balanço. Embaixo, há um espelho d'água com passarelas de concreto apoiadas com pilares centrais, que dão a impressão de estarem flutuando. Alexandre explica que, nesse intervalo, criou-se um espelho d'água, no qual uma lâmina de água cai dos blocos remetendo a uma atmosfera de cascata que umidifica os ambientes. “O espelho era um antigo desejo dos proprietários”.

Medidas generosas

A sala tem um pé-direito de 5 metros, com portas de seis folhas capazes de abrir quase todo o vão. “Com isso o exterior entra na casa. Para infiltrar de vez a natureza no interior da construção, projetamos um jardim de inverno com portas que possibilitam uma abertura dos dois lados da sala, reforçando a sensação de liberdade e otimizando a ventilação cruzada”.

Para infiltrar de vez a natureza no interior da construção, projetamos um jardim de inverno com portas que possibilitam uma abertura dos dois lados da sala, reforçando a sensação de liberdade e otimizando a ventilação cruzada Alexandre Aguirre

A ampla varanda de 17 metros é, na verdade, uma continuidade natural da sala. Ambas possuem o mesmo alinhamento, o que permite a integração total dos ambientes e destes com o jardim e a piscina. Alexandre conta que outra peculiaridade neste projeto é a nova função incorporada pela varanda. “A proprietária gosta muito de cozinhar, então este terraço virou uma cozinha gourmet aberta para o jardim. Ela está equipada com fogão, forno, churrasqueira e freezer refrigerado embutido em um grande balcão com bancada. O ambiente perfeito para receber família e amigos”.

Com revestimento de pedra, a piscina com 21 metros é toda revestida de pedra na cor branca. Mais alta do que o piso 60 centímetros, ela se destaca pela borda infinita em toda lateral. Os materiais empregados apontam para uma continuidade à proposta da arquitetura da casa, respeitando o estilo uniforme, limpo, leve e extremamente elegante.

Design e materiais

Elementos como madeira, pedra e concreto compõem as fachadas e os ambientes internos, além de estarem presentes nos pisos, nas paredes e no mobiliário. O concreto reveste o pórtico da entrada, cobre o hall e se estende até o corpo principal da residência. Para quebrar a frieza do material, um jardim acompanha toda extensão até chegar no interior da residência, onde é fechado com vidro, sem deixar de iluminar o ambiente e o corredor de acesso aos quartos.

Um painel de madeira cumaru esconde a porta principal, planejada para ir do chão ao teto. O mármore travertino figura em toda a área social e externa, enquanto a madeira aquece a ala íntima. Todo corpo da sala foi revestido externamente de pedra, para contrastar com os outros blocos brancos. A decoração é uma sequência da arquitetura proposta. Ela alia acabamentos e móveis de design limpo a obras de arte e objetos de valor emocional para os proprietários.

Escritório

Aguirre Arquitetura5 projeto(s)

Local: MG,Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 3923
Área construída: 881

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo