,
> > > 9 Hotel SPA

9 Hotel SPA

9 Hotel SPA
Construído com elementos naturais provenientes do próprio terreno, o 9 SPA, de autoria do escritório a21 studio, foi projetado para atrair turistas para a cidade de Nha Trang, no Vietnã Foto/Imagem:Hiroyuki Oki, Nam Phan

Parte da natureza

Implantado na turística cidade de Nha Trang, no Vietnã, o Hotel 9 SPA foi construído com materiais naturais e técnicas indígenas, transmitidas por artesãos, pedreiros e carpinteiros locais. O escritório a21 studio assinou o projeto arquitetônico, cujo valor central era o respeito pela natureza ao redor, que foi totalmente preservada.

Apesar de pequeno, o empreendimento conta com dormitórios, SPA, banhos de lama, banhos quentes no quarto e um restaurante com um pequeno bar localizado no centro do projeto.

Programa

Construído em nove meses, o Hotel 9 SPA situa-se do lado norte de uma rocha, a fim de conseguir captar mais água da chuva e receber menos vento. Trata-se de um conjunto com nove casas hoteleiras que tem seus blocos inclinados e espaçados entre si, para facilitar a descida de águas pluviais e permitir a ventilação natural, auxiliando na eficiência térmica.

9 Hotel SPA - Parte da natureza<BR>
O Hotel 9 SPA conta com dormitórios, SPA, banhos de lama, banhos quentes no quarto e um restaurante com um pequeno bar localizado no centro do projeto Foto: Hiroyuki Oki, Nam Phan

O telhado contínuo – que liga todas as casas – é formado a partir de três camadas de pedras empilhadas: uma feita de vigas de madeira com treliças, ligadas entre si; outra de nylon impermeável; e uma última camada, na parte superior, de 30 cm, com folhas grossas de coco. Tudo proveniente do próprio terreno.

As paredes foram feitas de pedras meticulosamente elaboradas e tijolos montados de forma aleatória. Ao unir o ferro e a madeira, o escritório apresenta dois estilos em único projeto, o rústico e o requintado.

No interior, portas antigas feitas de madeiras foram usadas para decorar a área do bar, que também conta com revestimento de azulejo.

A premissa dos arquitetos era construir respeitando ao máximo a natureza e aproveitando a beleza da vegetação em todos os cantos do hotel.

Escritório

a21 Studio8 projeto(s)

Local: NH,Vietnã
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 1.080
Área construída: 450

Tipo de obra:
Spas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo