Curadoria:Logo AsBEA

Shopping Passeio das Águas

Shopping de Goiânia tem decoração inspirada na natureza, com elementos que geram economia e garantem conforto Foto/Imagem:Sonae

Escritório

Orbi Pro Arquitetos1 projeto(s)

Local: GO, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 262.445

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Inspirado na natureza

Texto: Marina Cabral

Projetado para se tornar o maior shopping da região centro-oeste, o Passeio das Águas chama a atenção desde a fachada, toda estruturada com painéis pré-moldados de concreto e desenhos que remetem às plantações de cana de açúcar – insumo mais produzido na região.

Localizado na área norte da capital goiana, o empreendimento possui design inspirado nos elementos da natureza. Seu estudo conceitual foi idealizado pelo escritório português Sonae Sierra, que contratou a Orbi Pro Arquitetos para o desenvolvimento dos projetos básicos.

A entrada é composta por duas marquises de 12 metros de altura. De acordo com Carlos Medina, arquiteto responsável, o design diferenciado pode ser confirmado em todos os elementos estruturais, tanto nas coberturas quanto nos acabamentos. “Um pórtico no centro do edifício serve de suporte para as imagens das borboletas que marcam vários elementos do design de interiores”.

Organização

O coração do shopping é a praça de alimentação com pé-direito alto, localizada no primeiro pavimento. “Ela se integra ao entorno através de uma grande fachada totalmente envidraçada”, destaca. “Na área externa ligada à praça foram previstos seis restaurantes voltados a um boulevard de pedestres, com mesas ao ar livre”. Este espaço a céu aberto terá acesso pelo estacionamento do shopping para facilitar a entrada das pessoas.

Com estrutura moldada in loco, o shopping foi composto por elementos de piso e forro diferenciados. Por isso seus corredores são curvos e amplos. Além disso, a aplicação de elementos zenitais – grandes aberturas de vidro nos fechamentos e coberturas – garantiu a entrada de luz natural no empreendimento.

Sustentabilidade e acessibilidade

Pensando na preservação do meio ambiente e no conforto dos usuários, o shopping foi projetado com soluções sustentáveis, que visam economia de água e energia. Além da iluminação natural, Medina acrescenta ‘a implantação do reuso de água, junto a um sistema de gerenciamento de energia’ e a conquista da certificação verde ISO 14001 (gestão eficaz de aspectos ambientais); e da OHSAS, que reconhece as boas práticas de saúde ocupacional e segurança do trabalho.

Para garantir mobilidade e acessibilidade a todos o shopping possui mapas táteis que localizam os principais pontos: o chão é sinalizado, faixas de pedestres são niveladas e as placas, traduzidas para braile. A setorização dos estacionamentos é organizada com cores e todas as escadas possuem indicação em braile. Os sanitários, por sua vez, são adaptados a portadores de necessidades especiais.

Decoração

“Um cubo d'água gigante abrigará uma área infantil e um aquário real com peixes na praça de alimentação. Ao redor do aquário foi implantado mobiliário desenvolvido especialmente para as crianças”, ressalta o arquiteto. Os banheiros são decorados com piscinas, aquários, borboletas e garrafas d’água. “Peixes e bolhas foram a inspiração para os apliques nas paredes e tecidos exclusivos das poltronas do fraldário”, conclui.

 

 

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

Siga-nos:

O maior acervo nacional de imagens e informações sobre as realizações da arquitetura brasileira.

A Galeria da Arquitetura é uma plataforma digital desenvolvida pela e-Construmarket em parceria com a AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
Uma rede estruturada de informações que faz a cobertura completa de projetos e produtos envolvendo matérias e análises aprofundadas, vídeos, galerias de imagens cativantes e estudos de caso. Saiba mais

© 1999 - 2014. Todos os direitos reservados. Uma plataforma:Logo e-ConstrumarketLogo AsBEA
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo
Palestrantes: