Curadoria:Logo AsBEA

Parque da Lagoa de Carapicuíba

A Praça da Proa em formato de asa-delta: sombra e vista elaborada para os visitantes Foto/Imagem:Pedro Vannucchi

Escritório

Barbieri & Gorski Arquitetos Associados1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 164.000

Tipologia:
Infraestrutura

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Paisagem transformada



Redação AECweb/e-Construmarket

O Parque da Lagoa de Carapicuíba (Parque Gabriel Chucre) nasceu a partir de um aterro, resultado da utilização de parte da lagoa de Carapicuíba como bota-fora do material escavado durante o processo de rebaixamento da calha do Tietê. Gerenciado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Governo do Estado de São Paulo, a obra ganhou o Prêmio Carlos Milan em 2006, após a apresentação do projeto à premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP).

Diferenciais


O projeto considerou formas de reduzir o custo de manutenção e garantir sustentabilidade ao empreendimento. Inspirado em forma de barco, pela conformação do aterro, o parque possui elementos estruturais que remetem à história do rio. Um percurso envolto de patamares de concreto representa o Tietê e é alimentado pela água jorrada de um morrote.

Materiais


Além da estrutura de eucalipto autoclavado e da cobertura de telhas metálicas, o sistema utilizado para garantir a ventilação cruzada no ambiente – tipo lanternim – ganha ainda mais força com a ventilação constante da região. Na pavimentação piso intertravado de concreto assentado na forma de espinha de peixe e em concreto usinado, moldado in loco, se destacam.

Com mais de 600 árvores de diferentes espécies nativas, parte delas de mata ciliar selecionada, o parque conta com um gramado de mais de 40 mil m². A Praça da Proa ostenta uma pérgola em forma de asa-delta, que forma uma grande área de estar sombreada.

Ficha Técnica

Exibir mais itens
Siga-nos:

O maior acervo nacional de imagens e informações sobre as realizações da arquitetura brasileira.

A Galeria da Arquitetura é uma plataforma digital desenvolvida pela e-Construmarket em parceria com a AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura.
Uma rede estruturada de informações que faz a cobertura completa de projetos e produtos envolvendo matérias e análises aprofundadas, vídeos, galerias de imagens cativantes e estudos de caso. Saiba mais

© 1999 - 2014. Todos os direitos reservados. Uma plataforma:Logo e-ConstrumarketLogo AsBEA
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo
Palestrantes: