Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Tour arquitetônico pela Paulista

Crédito: Thiago Leite/Shutterstock

Redação Galeria da Arquitetura

A Avenida Paulista é a menina dos olhos da cidade de São Paulo. Em qualquer época do ano ela atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Vai passar o ano novo em São Paulo? Que tal aproveitar para conhecer alguns pontos arquitetônicos e turísticos localizados na região? Confira:

Casa das Rosas, por Ramos de Azevedo


Fotos: Marina Yamaguti Ferez/Shutterstock e Nelson Kon

Com 30 cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar, o projeto reunia a maioria dos milionários barões do café de 1935 (data de sua conclusão) até meados de 1980. Virou um espaço cultural apenas em 1991.

Cine Caixa Belas Artes, por LoebCapote Arquitetura e Urbanismo


Projeto: LoebCapote, fotos: Leonardo Finotti. Projeto: MM18, fotos: Ali Karakas

O espaço, localizado na Rua da Consolação, bem próximo à Paulista, exibe filmes desde 1956, mas funciona como Cine Belas Artes desde 1967. Em 2011, teve suas portas fechadas, gerando uma forte mobilização da sociedade. Com isso, sua fachada foi tombada pelo patrimônio histórico estadual em 2013. O cinema foi reaberto em 2014.

Espaço Itaú de Cinema, por METRO Arquitetos Associados


Fotos: Leonardo Finotti

O primeiro cinema de rua da rede foi aberto há 23 anos na Rua Augusta. Hoje, são nove complexos espalhados por vários estados brasileiros. Depois de uma fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, o METRO Arquitetos Associados foi o escritório escolhido para desenvolver a nova identidade visual e os projetos de interiores para os espaços. As obras foram concluídas em 2012.   

Centro Cultural São Paulo, por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles


Fotos: Alf Ribeiro/Shutterstock

É um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país, localizado entre as estações Vergueiro e Paraíso do Metrô. Lá é possível encontrar bibliotecas – como a Mário de Andrade e a Sérgio Milliet –, exposições de arte, eventos diversos (gratuitos ou com preços acessíveis), jardins e espaços de convívio. O prédio foi inaugurado em 1982.

Livraria Cultura, por Fernando Brandão Arquitetura + Design


Fotos: Divulgação Fernando Brandão Arquitetura + Design

Localizada no Conjunto Nacional, a livraria foi aberta em 2007 onde antes funcionava o Cine Astor. A loja é considerada a maior livraria do país. O acesso fica na Alameda Santos, uma rua paralela à Avenida Paulista.

Livraria Martins Fontes


Fotos: Nelson Kon

A livraria foi a terceira loja inaugurada pelos proprietários, que começaram o negócio em 1960 na cidade de Santos, litoral Sul de São Paulo. Em 2014, com projeto do GKalili Arquitetura, foi reformada e ampliada. Hoje, ocupa um espaço de 1 mil m² na Avenida Paulista.

Mirante 9 de Julho, por MM18 Arquitetura


Fotos: Ali Karakas

Situado atrás do MASP, o mirante foi viabilizado por uma Parceria Público-Privada (PPP) firmada com o consórcio formado pelo MM18 Arquitetura e Grupo Vergas. Inaugurado em 2015, o espaço conta com restaurante, bar e café e recebe frequentemente diversas atividades culturais.

Shopping Cidade São Paulo, por aflalo/gasperini arquitetos


Fotos: Daniel Ducci

Inaugurado em 2015, o shopping fica ao lado da Torre Matarazzo, em um lote antigamente ocupado pela Mansão Matarazzo. Ao todo, são mais de 124 mil m² de área construída (entre shopping e torre).

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), por Lina Bo Bardi


Fotos: Thiago Leite/Shutterstock; Giancarlo Liguori/Shutterstock e Donatas Dabravolskas/Shutterstock
O edifício é um marco na avenida, e cria um vão ocupado por eventos e manifestações. Antes de ocupar o prédio projetado por Lina Bo Bardi em 1968, o museu era instalado na rua 7 de Abril, no centro de São Paulo, e foi fundado pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand em 1947.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo