Paraty e Ilha grande são reconhecidas como Patrimônio Mundial

O anúncio do título foi realizado no dia 5 de julho, sob alegação de que o sítio brasileiro demonstra um uso excepcional da terra e do mar, além da interação humana com o meio ambiente
0 Compartilhamentos
0
0
0

Paraty e Ilha Grande compreendem uma área com cerca de 149 mil hectares (foto: Catarina Belova/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

10/07/2019 | 14:10 – Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidas como Patrimônio Mundial pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo o primeiro da categoria de sítio misto (cultural e natural). A decisão foi anunciada na última quinta-feira (5) durante reunião em Baku, no Azerbaijão.

Com quase 149 mil hectares, o sítio é composto pela Serra da Bocaina; Parque Estadual da Ilha Grande; Reserva Biológica da Praia do Sul; Área de Proteção Ambiental de Cairuçu; Centro Histórico de Paraty; e Morro da Vila Velha. A região conta com cerca de 85% da cobertura vegetal nativa conservada – o segundo maior remanescente florestal da Mata Atlântica.

Os avaliadores do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) destacaram o sítio brasileiro pela “capacidade de demonstrar um exemplo excepcional de uso da terra e do mar e interação humana com o meio ambiente”.

Além disso, o novo Patrimônio Mundial é o único da América Latina com uma cultura viva, já que os demais são sítios arqueológicos.

Leia mais

Paraty está mais próxima de se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.