Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Museu do Amanhã será inaugurado hoje

Crédito: Luis Marcelo Mendes

Redação Galeria da Arquitetura

Principal destaque do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã será inaugurado hoje, dia 19 de dezembro de 2015. Erguido no Pier do Mauá, o projeto dá outra cara para a região portuária do Rio de Janeiro, que outrora foi circundada pelo Elevado da Perimetral.

Com temática científica, o museu oferece ambientes audiovisuais e instalações interativas que estimulam os visitantes a examinar o passado, refletir sobre as transformações atuais e imaginar cenários futuros.

Os ingressos para visita no museu custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A entrada é gratuita para alunos e professores da rede pública de ensino, pessoas com até 5 anos ou a partir de 60, guias de turismo, funcionários de museus e associados do ICOM — The International Council of Museums. Às terças-feiras, a entrada é gratuita.

ARQUITETURA VERDE

De autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã tem um ambiente externo de 30 mil m² preenchido com jardins, área de lazer, espelho d’água e ciclovia. O edifício tem 15 mil m² construídos com dois andares conectados por rampas.

O programa conta com cinco grandes áreas — Cosmo, Terra, Antropoceno, Amanhã e Agora — estruturadas para atender à exposição principal do museu. Além delas, há um laboratório de experiências, um observatório e serviços para o público.

Veja outros projetos de museus na Galeria da Arquitetura

As estruturas assemelham-se a um casco de navio invertido e a cor da fachada se altera conforme o horário do dia. Um conjunto móvel na cobertura acompanha o movimento do Sol para aumentar a iluminação natural e captar energia solar com células fotovoltaicas.

O projeto também conta com outras soluções sustentáveis, como uso das águas da Baía de Guanabara na troca de calor do sistema de climatização. O museu busca certificação LEED junto ao Green Building Council Brasil. 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo