Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

“MINI LIVING – Respire”: a casa 5 x 10 metros

Crédito imagens: divulgação/MINI

Redação Galeria da Arquitetura

Em parceria com o escritório de arquitetura SO-IL, de Nova York, a MINI apresentará a instalação “MINI LIVING – Respire” durante o Salão do Móvel de Milão, na Itália, que será realizado entre os dias 4 e 9 de abril. O projeto é uma alternativa criativa de como a arquitetura pode modificar os ambientes de convivência para adaptá-los às futuras necessidades de economia de espaço e limitação de recursos naturais nas áreas urbanas.

Inspirada nos princípios "Utilização criativa do espaço" e "Pegada mínima", a moradia possui uma área de apenas 5 metros de largura e 10 metros de altura, com capacidade para abrigar até três pessoas.

O conceito do projeto apresenta a ideia de que cada residência é um ecossistema ativo capaz de auxiliar o ambiente em que está inserido, utilizando de maneira inteligente os recursos essenciais à vida, como ar, água e luminosidade. 

A estrutura da casa lança mão de materiais recicláveis e reutilizáveis. A parede externa é flexível, filtra o ar e ainda possibilita a passagem de luz para o interior do ambiente. O telhado recebe um jardim que atua no ambiente externo e melhora a qualidade do ar, além de um sistema de coleta da água da chuva.

MINI LIVING

Lançada em 2016, a iniciativa MINI LIVING busca na arquitetura soluções para futuros espaços urbanos. Já foram apresentados dois conceitos visionários para áreas urbanas: MINI LIVING – Perturbe (em Milão) e MINI LIVING – Florestas (no London Design Festival). Saiba mais: http://mini.tumblr.com/

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo