Medellín, na Colômbia, implementa projeto sustentável para redução da temperatura

Chamado Green Corridors, o projeto implementado em 18 ruas e 12 hidrovias rendeu o prêmio Ashden Nature-based Cooling para a cidade
0 Compartilhamentos
0
0
0

Segundo o prefeito Federico Gutiérrez, a temperatura das regiões que receberam o projeto foi reduzida em mais de 2 °C (foto: oscar garces/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

01/08/2019 | 09:55 – A cidade de Medellín, na Colômbia, recebeu o prêmio Ashden Nature-based Cooling deste ano, dedicado a projetos pioneiros de energia sustentável. A conquista é resultado da implementação do projeto Green Corridors (Corredores Verdes, em tradução livre), que visa reduzir de maneira natural os efeitos da ilha de calor urbano e o aumento da temperatura global.

O município arborizou 18 ruas e 12 hidrovias – todos os locais escolhidos não possuíam mais espaços verdes. Com isso, foi possível diminuir o acúmulo de calor na infraestrutura urbana. Federico Gutiérrez, prefeito de Medellín, disse que a intervenção causou a redução da temperatura dessas áreas em mais de 2°C.

Juan Bello, diretor do Escritório de Meio Ambiente da ONU na Colômbia, também comentou sobre o projeto e apontou que a iniciativa é um excelente exemplo de como urbanistas e os governos podem utilizar a natureza para criar um design urbano inteligente. Ele disse, ainda, que “o monitoramento será fundamental para demonstrar ainda mais os múltiplos benefícios dessa abordagem ao longo do tempo”.

Futuro

O programa se apresenta como uma alternativa ao uso de equipamentos para climatização de ambientes, que se destacam negativamente pelo elevado gasto de energia e pelas emissões de carbono, acelerando as mudanças climáticas.

Segundo informações da ONU, as emissões de gases do efeito estufa geradas pelo setor de refrigeração devem aumentar 90% até 2050 – a estimativa se baseia em dados de 2017. Em cerca de 30 anos, a refrigeração dos ambientes consumirá a mesma quantidade de eletricidade que todos os setores e atividades humanas na China e na Índia.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.