Iphan vai realizar intervenções emergenciais em casarão histórico

O instituto informou que o Solar de Santo Antônio está em um processo de degradação avançado, apresentando mofo, estruturas danificadas, além de outras mazelas
0 Compartilhamentos
0
0
0

O casarão Solar de Santo Antônio abrigou D. Pedro II em sua primeira visita a Campos dos Goytacazes (RJ) (foto: divulgação/Ministério da Cultura)

Texto: Lucas Barbosa

03/10/2018 | 16:27 – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai realizar intervenções emergenciais na recuperação do telhado de estabilização estrutural do casarão Solar de Santo Antônio, em Campos dos Goytacazes (RJ). Mesmo sem previsão para lançamento do edital de licitação, o Ministério da Cultura (MinC) liberou R$ 1,5 mi para as obras.

Atualmente, o casarão pertence à Associação Mantenedora do Asilo de Nossa Senhora do Carmo; para o seu funcionamento, foi construído um prédio irregular para abrigar os idosos. Essa construção acarretou ao Solar de Santo Antônio problemas com infiltrações e sua usabilidade incompatível com a finalidade do projeto.

O Iphan informou que o imóvel está em um processo de degradação avançada e que corre risco de perda iminente, já que também apresenta estruturas danificadas, mofo, acúmulo de material inutilizado, cupim, poeira e possivelmente abriga roedores e insetos transmissores de doenças.

O início das obras depende da realocação dos idosos, pois, devido às pragas, será necessário realizar um tratamento químico com duração média de 45 dias para eliminá-las. A prefeitura do município está à procura de um local propício para os idosos ficarem até o fim da intervenção.

Sobre o Solar de Santo Antônio

Concebido em 1846, o casarão Solar de Santo Antônio tornou-se patrimônio tombado em 1946. Seu programa de arquitetura segue o padrão de outros solares e conta com 14 janelas na fachada principal, além de um lance de escadas semicircular que transporta os pedestres para um pátio frontal cercado por grades de ferro trabalhadas. O Casarão hospedou D. Pedro II em sua primeira visita ao município.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.