Implantação do Parque Minhocão deve acontecer até 2020 no centro de SP

A Prefeitura de São Paulo iniciará as obras entre fevereiro e agosto deste ano, com custo previsto de R$ 38 milhões
0 Compartilhamentos
0
0
0

O Parque Minhocão terá projeto urbanístico inspirado nas ideias do arquiteto Jaime Lerner (foto: divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Texto: Lucas Barbosa

22/02/2019 | 15:05 – A Prefeitura de São Paulo iniciará as ações para implementar o primeiro trecho do Parque Minhocão, no Elevado Presidente João Goulart. Dividida em duas etapas, a intervenção será realizada em uma área de 900 metros lineares e tem início previsto entre fevereiro e agosto deste ano. O custo da obra é de R$ 38 milhões e tem como referência as intervenções realizadas no High Line (Nova Iorque, Estados Unidos); Coulée Verte René-Dumont (Paris, França) e Cheong Gye Cheon (Seul, Coreia do Sul).

A primeira parte da intervenção é responsável pela segurança e acessibilidade. Além da instalação de elevadores e escadas em novo pontos de acesso, a Prefeitura de São Paulo vai instalar estruturas de proteção nas laterais do complexo, seguindo as recomendações do Ministério Público. Esta etapa compreende, ainda, o projeto da estrutura e viário, a iluminação (pontos de conexão) e o transporte público. Sua conclusão está prevista para o fim deste ano.

O projeto urbanístico do Parque Minhocão é da SP Urbanismo (foto: divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Por sua vez, a segunda etapa compreende a implantação de jardins, floreiras e deques no trecho que corresponde à Praça Roosvelt e ao Largo do Arouche. Ao todo, será implantada uma área de 17,5 mil². Esta fase é de responsabilidade da SP Urbanismo, que empregará no projeto os conceitos do arquiteto Jaime Lerner.

O Parque Minhocão contará com materiais modulares em sua extensão. Além disso, será sugerida a possibilidade de uso da parte de baixo do viaduto para eventos institucionais e a integração dos espaços. A Prefeitura informou que esta etapa deve ser concluída no final de 2020.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *