Exposição em shopping de SP conta história de Niemeyer em 30 minutos

Shopping Pátio Higienópolis apresenta a obra do arquiteto em uma área de 250 m² dividida em seis áreas temáticas, que podem ser percorridas em menos de uma hora
0 Compartilhamentos
0
0
0

Niemeyer Sensorial conta a história do arquiteto em um espaço de 250 m² e seis estações (crédito: Rodrigo S Coelho / Shuttesrtock)

Texto: Pedro Miranda

24/07/2018|16:50 – Apesar de se considerar “um ser humano como outro qualquer – que nasceu, viveu e morreu”, Oscar Niemeyer transcende a sua própria filosofia de que “nossa passagem pela vida é rápida. Cada um vem, conta sua história, vai embora e depois ela será apagada para sempre. A vida continua”. Sua longeva história segue sendo contada, inclusive por ele mesmo, na exposição Niemeyer Sensorial, no Shopping Pátio Higienópolis.

Em uma área de 250 m², a exibição mostra ao público as principais características do arquiteto, croquis, textos e fotos de projetos, além de contar com muita interatividade e uso de recursos audiovisuais, incluindo narrações na voz do próprio Niemeyer. A exposição está dividida em seis temáticas – Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa, Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência – e pode ser concluída em 30 minutos.

Com apoio de vídeos e áudios, a estação Um Sopro “constrói” croquis diante dos olhos dos visitantes com narrativa na voz do próprio arquiteto. É possível visualizar a forma de criar de Niemeyer pelos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, do Memorial da América Latina, Centro Cultural de Le Havre e Edifício Copan.

A cenografia da Praça das Curvas remete a um espelho d’água que reflete as obras de Niemeyer, por meio de cinco réplicas ampliadas (entre 1 e 15 metros de altura) de croquis, tendo como imagem central a gravura da mão com a flor. As outras se referem as quatro diferentes fases da obra do arquiteto: Pampulha, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes. O visitante poderá conhecer mais de cada obra por um tablet com realidade aumentada.

Os projetos desenhados, mas não executados (ou executados mais recentemente), são dispostos na estação Mente Criativa. Ao puxar uma “gaveta virtual”, o visitante conhece parte deste acervo, que inclui projetos como o Museu de Arte Moderna em Caracas, a Ponte em Veneza, a Mesquita em Argel, entre outros.

A estação Sentindo as Formas permite ao público “tocar” os traços, as formas e texturas de Niemeyer, transformados em esculturas e em alto-relevo. Lá estão os projetos do Congresso Nacional (Brasília), Praça da Apoteose do Sambódromo (RJ), a sede da Editora Mondadori (Milão, Itália), do MAC (Niterói, RJ), do Palácio da Alvorada (Brasília) e da Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

A interatividade segue na estação Viagem Imersiva, onde o visitante participa de um voo virtual, a bordo de um drone, por 10 obras de Niemeyer nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, entre as quais Fundação Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea, Praça Juscelino Kubitschek, Teatro Popular e Estação Hidroviária de Charitas.

A sexta e última estação, Partilha de Experiências, traz textos e fotos sobre a vida e obra de Niemeyer, possibilitando ao visitante compartilhar sua experiência em suas redes sociais – as imagens podem ser captadas por um app de QR Code.

Serviço

Niemeyer Sensorial

Piso Veiga Filho (Vão Central) – Shopping Pátio Higienópolis – São Paulo, SP

20 de julho a 19 de agosto

De segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 11h às 22h

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *