Está aberto edital para restauração do Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO)

O prazo para apresentação das ideias de revitalização do forte se encerra em 18 de outubro de 2018 (
0 Compartilhamentos
0
0
0

O prazo para apresentação das ideias de revitalização do forte se encerra em 18 de outubro de 2018 (foto: Daiane Mendonça/Governo do Estado de Rondônia)

Texto: Lucas Barbosa

01/10/2018 | 14:15 – Em parceria com o Exército Brasileiro (EB), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o edital de licitação para obras emergenciais no Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO). A medida visa a revitalização completa do complexo em um prazo de cinco anos. Os interessados devem apresentar suas propostas até o dia 18 de outubro; a empresa vencedora ficará encarregada pela restauração do conjunto de latrinas e de outros serviços de conservação previstos para o forte.

Com a conclusão dessa “primeira etapa”, novos caminhos serão abertos para futuros projetos de preservação. Também possibilitará a implantação do projeto Canteiro Modelo de Conservação, que pretende acolher as atividades cotidianas dos serviços de restauração e a promoção de oficinas de capacitação, pesquisas arqueológicas, entre outros.

O Exército Brasileiro e o Iphan estão trabalhando em um processo para recuperação física, sustentável – pensando na futura gestão do forte – e na garantia de que as referências culturais ligadas ao complexo sejam preservadas.

Sobre o Real Forte Príncipe da Beira

O Real Forte Príncipe da Beira está localizado na margem direita do rio Guaporé, na cidade de Costa Marques (RO), que faz fronteira com a Bolívia. Com perímetro de 900 m, é classificado como uma das maiores obras realizadas pela engenharia militar portuguesa no Brasil Colonial. Além disso, o forte faz parte do Conjunto de Fortificações candidatos a Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para mais informações, acesse o edital

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *