Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Escadas que inspiram

Cantina Antinori, por Archea Brasil –- Fotos: Pietro Savarelli

As escadas, sejam elas internas ou externas, assumem um papel importante na circulação da casa. Elas ligam um ambiente ao outro e conectam os andares. O modelo escolhido varia entre a necessidade do projeto e a criatividade do arquiteto, que pode criar peças de tamanhos, cores e formatos variados – muitas vezes esculturais.

O material também pode variar conforme a preferência do cliente e o estilo do projeto. O corrimão, o guarda-corpo ou o revestimento dos degraus podem ser feitos de madeira, concreto, ferro, vidro, aço, alumínio, mármore ou granito.

Veja alguns modelos de escada de madeira:

A escada de madeira é um clássico entre os projetos de arquitetura. Além de garantir estética e imponência ao ambiente, transmite a sensação de acolhimento e conforto aos ambientes.

Residência RS, por Jacobsen Arquitetura – Foto: Maíra Acayaba

Residência ACT, por CF Arquitetura – Foto: Renan Klippel


Hotel Boutique NauRoyal, por GCP Arquitetos – Foto: Nelson Kon
 

Casa no Príncipe Real, por Camarim Arquitectos – Foto: Nelson Garrido

Casa DLW, por Westphal+Kosciuk Arquitetura – Foto: André Moecke

Escadas internas

É possível encontrar diferentes estilos de escadas internas. Elas podem ser vazadas – para deixar o ambiente mais leve e facilitar tanto a circulação de ar quanto a entrada da iluminação natural – ter os formatos J, L, U e reto ou jacaré – ideal para situações onde existem duas paredes para estruturar. Outro tipo muito utilizado é a escada caracol, que ocupa menos espaço.

Conheça alguns modelos de escada caracol:

A escada caracol, que também pode ser chamada de espiral ou helicoidal, aparece em diversas opções de estilo, material e cor. Normalmente é mais solicitada em projetos de residências, justamente por se adequar a ambientes pequenos.

Tem como desvantagem o fato de ser mais curvada e estreita, o que exige mais cuidado para descer ou subir os degraus. Além disso, não é recomendada para quem precisa transportar objetos grandes.

Bic Banco, por Kiko Salomão – Foto: Fran Parente

Apartamento do Colecionador, por Ambidestro Arquitetura – Foto: Marcelo Donadussi

Chopp Halle, por Cris Fernandes arquitetura engenharia – Foto: André Monteiro

Bossa, por Rosenbaum® - Foto: Tuca Reinés

Lale Café e Doceria, por VMF Arquitetos – Foto: Haruo Mikami

Com criatividade, é possível usar a área vazia debaixo da escada para abrigar jardim, espelho d’água, armário, estante e até mesmo adega.

Conheça também outros 15 modelos de escadas que vão surpreender você

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo