Construindo sonhos

O projeto “Habitat na Comunidade”, que realiza reforma de casas para famílias de baixa renda, já ajudou mais de 1.070 pessoas
0 Compartilhamentos
0
0
0

Crédito:
Lionel Rivière

Redação Galeria da Arquitetura

Desde 2013, o projeto Habitat na Comunidade já beneficiou mais de 1.070 pessoas com a reforma de casas para famílias de baixa renda. Em São Paulo, os voluntários trabalham atualmente em Heliópolis e no Parque Bristol, na zona Sul da capital.

Mariana Estevão, diretora de programas do escritório de inovações urbanas da Habitat para a Humanidade Brasil, contou um pouco para a equipe da Galeria da Arquitetura sobre a iniciativa que está construindo o sonho de muitas famílias carentes: ter uma moradia digna.

Serviços para a comunidade

Para ser beneficiada, a comunidade deve estar em uma área consolidada, ou seja, sem riscos, pois as reformas são permanentes. “Também são fatores determinantes nesse processo as parcerias com os setores público e privado, além da presença de uma forte organização social local”, conta a responsável.

O programa recebe crédito subsidiado em até 70% de assistência técnica construtiva e social para prestar e manter os serviços às famílias.

O Habitat na Comunidade possui um time multidisciplinar, formado por profissionais da área de arquitetura, de assistência técnica construtiva e de assistência social. O atendimento às famílias é acompanhado do início ao fim do projeto, contando com indicação e orientação da mão de obra para as construções e com a supervisão integral das obras e dos recursos investidos.

“Atendemos a famílias que precisam de reformas para melhorar a qualidade de vida, segurança, saúde, descanso, estudo e lazer”, explica Mariana. “Recebemos depoimentos de moradores que contam que a reforma ou reparo funcionou como um gatilho para a família se fortalecer e seguir em frente”, completa.

O projeto aceita voluntários em São Paulo e outros estados como Pernambuco e Bahia. Para mais informações, acesse www.habitatbrasil.org.br.

Veja o antes e depois de algumas reformas realizadas pela iniciativa:


Crédito:
Divulgação/Habitat para a Humanidade Brasil



Crédito:
Divulgação/Habitat para a Humanidade Brasil



Crédito:
Divulgação/Habitat para a Humanidade Brasil

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *