Como ganhar espaço em banheiros pequenos?

Dicas de arquitetas para ganhar espaço em banheiros pequenos
0 Compartilhamentos
0
0
0

Redação Galeria da Arquitetura

Áreas pequenas não precisam ser sinônimo de aproveitamento inadequado do espaço. Com revestimentos, mobiliário, louças e metais certos, é possível projetar um banheiro pequeno, aconchegante e funcional.

Veja, a seguir, as dicas das arquitetas Rosana Pintor, do Rosana Pintor Arquitetura, e Ana Colnaghi, do STUDIOCOLNAGHI:

Revestimentos claros

Segundo a arquiteta Rosana Pintor, revestimentos claros criam uma atmosfera clean e moderna para banheiros compactos. “Uma boa composição faz toda diferença. É preciso deixar um pouco de lado as misturas exageradas. Para não poluir o ambiente, o mesmo material pode ser usado em pisos e paredes”, concorda Ana Colnaghi.

Espelhos

Espelhos generosos não podem faltar na decoração de banheiros pequenos. Os lineares e os sem molduras são boas opções. Há também os lisos, que podem ocupar uma boa dimensão da parede da bancada. “Eles também podem ser usados como portas ocultas, escondendo espaços de armazenamento nas paredes”, complementa Colnaghi.

Iluminação

Para o projeto de iluminação, o importante é não carregar em elementos e nem especificar luminárias fora de proporção. Se a bancada não for extensa, também é preciso evitar os pendentes. Além da iluminação direta, uma dica é optar por luminárias embutidas atrás de espelhos e bancadas.

Boxe

Para a área do boxe, Colnaghi recomenda as portas de correr. Uma solução em alta são as roldanas aparentes, que eliminam o perfil superior do conjunto e facilitam a limpeza e manutenção.

Louças e metais

A combinação das louças e metais deve criar uma unidade formal de elementos e linhas com dimensões proporcionais. Deve-se cuidar para que toalheiros e demais metais não atrapalhem a circulação interna, o que pode causar pequenos acidentes. “Outra dica são os nichos em paredes vazias, uma boa opção para guardar objetos e itens decorativos”, lembra Pintor.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.