CAU/SP divulga resultados de pesquisa sobre arquitetura e urbanismo nas escolas

Realizada pela Pistache Editorial, a pesquisa buscou investigar como estava o debate sobre o tema no ensino fundamental do País
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A pesquisa ouviu 91 professores e 40 coordenadores pedagógicos (foto: Jacob Lund/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

26/06/2019 | 15:43 – A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e a Pistache Editorial produzirão materiais paradidáticos sobre arquitetura e urbanismo para uso no ensino fundamental.

O projeto pretende inserir os alunos na discussão urbanística com a intenção de contribuir para a concepção de cidades melhores no futuro e desenvolver o olhar crítico deles para o meio urbano, possibilitando a compreensão da cidade como um espaço complexo que está em constante transformação.

Com objetivo de encontrar a melhor metodologia de ensino, a Pistache Editorial realizou uma pesquisa com 91 professores (sendo 72% deles de escolas públicas) e 40 coordenadores pedagógicos (60% de escolas públicas) de todo o Brasil.

Resultado

A maioria dos professores (95,5%) se mostrou disposta a introduzir temas relacionados a arquitetura e urbanismo de maneira mais efetiva em suas aulas. Deles, 53% acham que o tema possui espaço em todos os anos escolares.

Também foi apresentado o alerta dos profissionais sobre a falta de material especializado no setor, além da qualidade duvidosa dos conteúdos abordados que geralmente são encontrados em sites de busca da internet.

As informações coletadas servirão como base para a estratégia que a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) pretende adotar em curto, médio e longo prazo para implementação do projeto de Educação Urbanística.

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