Banco de Portugal lança moeda que homenageia Eduardo Souto de Moura

Com valor de 7,50 euros, a moeda foi idealizada pelo também arquiteto português Álvaro Siza
0 Compartilhamentos
0
0
0

A moeda possui caráter colecionável, já que foram emitidos apenas 60 mil exemplares (foto: divulgação/Banco de Portugal)

Texto: Lucas Barbosa

14/12/2018 | 14:10 – Desde a última quarta-feira (12) está circulando em Portugal uma moeda comemorativa em homenagem ao arquiteto Eduardo Souto de Moura, ganhador do Prêmio Pritzker em 2011 e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 2018. Ela é uma iniciativa do Banco de Portugal e faz parte da série “Arquitetura Portuguesa” de moedas temáticas.

Com valor de 7,50 euros, a moeda pode ser encontrada em tesourarias do Banco de Portugal ou em instituições de crédito. Desenvolvida em liga de prata, sua concepção foi idealizada pelo também arquiteto português Álvaro Siza; seu anverso tem uma ilustração estilizada da copa de uma árvore. Já no reverso, Siza desenhou uma coluna clássica que representa a construção humana.

A moeda que homenageia Eduardo Souto de Moura é a oitava lançada pelo Banco de Portugal este ano. As outras fazem referência à Copa do Munda da Rússia, ao Barroco, à atleta portuguesa Rosa Mota, ao Trevo, à Águia Imperial, aos Espigueiros de Nordeste e aos 100 anos de Armistício.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *