Balkrishna Doshi será tema de exposição no Vitra Design Museum

A mostra abordará os projetos mais significativos do arquiteto e urbanista indiano desde 1958
0 Compartilhamentos
0
0
0

Balkrishna Doshi foi o primeiro indiano a receber o Prêmio Pritzker (foto: divulgação/VSF)

Texto: Lucas Barbosa

25/03/2019 | 12:40 – De 30 de março a 8 de setembro, o Vitra Design Museum – localizado na cidade alemã Weil am Rhein – abrigará uma exposição sobre o arquiteto e urbanista indiano Balkrishna Doshi. As obras do profissional, único de seu país a receber o Prêmio Pritzker (2018), serão expostas pela primeira vez fora do continente asiático.

Com mais de sete décadas de atuação, Doshi é reconhecido por ser um dos pioneiros da arquitetura moderna na Índia. Seus trabalhos possuem traços industrialistas e primitivistas que buscam priorizar inspiração e se encaixar na cultura, tradições, recursos e natureza dos ambientes onde serão inseridos.

Intitulada Arquitetura para o Povo (em tradução livre), a mostra abordará os projetos mais significativos do portfólio do indiano realizados entre os anos de 1958 e 2018. Dentre a seleção figuram instituições culturais, escritórios, residências e planejamentos urbanos. Além disso, estarão expostos os desenhos e modelos originais dos trabalhos, fotografias, filmagens e instalações em grande escala.

O público também poderá conhecer mais a fundo a carreira do arquiteto através da linha do tempo que faz parte do programa da exposição. Ela apresentará uma visão da sua carreira a partir de 1947 até os dias de hoje. A relação de Doshi com os arquitetos Le Corbusier e Christopher Alexander também será abordada.

A exposição será aberta ao público após uma conversa de abertura com o próprio arquiteto, que acontece no dia 29 de março, às 18h, no Vitra Design Museum.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *